COPASA, Responde ofício enviado pelo Presidente da Câmara Municipal.

Companhia de Saneamento de Minas Gerais, COPASA, Responde oficio enviado pelo Presidente da Câmara Municipal.

Em 17 de Março de 2022, o presidente desta Casa de Leis, Vereador Gustavo Venâncio, encaminhou a COPASA, oficio Nº100/2022 solicitando esclarecimentos sobre a qualidade da água distribuída no município de Campina Verde.

Em resposta, a COPASA disse que “, a COPASA MG vem esclarecer que produz e distribui a água tratada para seus usuários em estrita obediência aos padrões de vigilância e potabilidade estabelecidos pela legislação vigente, conforme portaria GM/MS 888/2021 do Ministério da Saúde.

Para isso a rede laboratorial da empresa está estruturada em centenas de laboratórios locais nas unidades operacionais, em laboratórios regionais e central, para a realização das análises, controle e vigilância da qualidade da água.

De forma sistemática, resultados anômalos ocasionais nas análises de qualidade de água dão origem a novas campanhas amostrais, com a verificação do histórico geral de qualidade do sistema envolvido, inspeção sanitária para identificar eventuais causas e providências imediatas para a eliminação dessas causas e correção de problemas pontuais constatados.

A COPASA MG tranquiliza todos os seus usuários informando que a vigilância e o rigoroso controle da qualidade da água configuram-se como um processo valoroso para a empresa. razão pela qual salienta que a água tratada e distribuída se encontra dentro dos padrões de potabilidade não representando quaisquer riscos à saúde das populações atendidas.

Em Campina Verde, mensalmente são realizados cerca de 1.900 ensaios na água bruta, tratada e distribuída, e os resultados estão cm conformidade com a Portaria GM/MS nº 888 de 04/05/2021.